Tabaco e Bebidas Alcoólicas

Tabaco e bebidas alcoólicas nunca foram algo que me cativasse ou incentivasse a experimentar e de certo modo a continuar.
É verdade, nunca fumei, nem sequer experimentei, isto porque nunca senti que fumar fizesse falta na minha vida, como se fosse algo essencial ou de necessidade nela. Existe na adolescência sempre alguma curiosidade em saber como é, como será o sabor e a própria experiência. Mas confesso que nunca me surgiu tal curiosidade e como tive amizades sem influencias para o lado negativo, posso dizer que nesse aspecto tive sorte, mas coisa que não faço é ir por influencias. Gosto muito da minha opinião e decisão, não gosto que decidam por mim e muito menos que me obriguem a fazer as coisas. Mas muitas amizades de hoje em dia é isso que se vê, para não serem o "bastardo" do grupo deixam-se ir na diversão e nos disparates de adolescentes, muitos deles perdem a noção do grande disparate que estão a cometer, como por exemplo ficarem dependentes do tabaco, da droga e às vezes até do álcool. O tabaco para mim nem sequer devia ser vendido, porque é algo que só contribui para uma má qualidade de vida, até pode ser um "antidepressivo", porque pelo que sei muita gente fuma com o intuito de baixar a ansiedade dentro de si ou a tristeza. Então procuram fumar sendo algo que lhes vai pelo menos em momentos abstrair e estarem entretidos. Outros é símbolo de um vicio tremendo que por vezes parecem que comem literalmente o tabaco, conseguem acabar de fumar um cigarro para começar logo outro de seguida, é tal a dependência e o vicio que por vezes nem se apercebem do perigo que lançam para a sua própria saúde e para a saúde dos outros que rodeiam, fazem de uma rotina constante e quando lhes falta, o desespero fala mais alto e a compra de mais um maço é logo o primeiro plano a fazer. Na minha família mais próxima, isto falando dos meus pais, não fumam e é sempre um lado positivo, mas depois há casos que dizem que o tabaco nem sempre é a causa da morte das pessoas, sim, acredito que quem fume nem sempre morra devido ao tabaco e até porque quem nem fuma morre na mesma com outra doença de igual gravidade. Mas se formos a ver bem quem fuma tem sempre mais probabilidade de ter doenças de quem propriamente nunca fumou, principalmente a nível pulmonar, porque o tabaco não faz bem a rigorosamente nada. 
Bebidas alcoólicas também sempre foi algo que evitei, porque odeio mesmo. Só aquele picar na boca e na garganta dá-me logo volta ao estômago. Podem me chamar o que quiser, para mim tanto me faz, mas não vou fazer figura bonita e beber, porque os outros também o fazem e depois ainda por cima ficar mal disposta. Sei que a maioria bebe e então cerveja nem se fala, mas há bebidas que também são o caos para o nosso corpo, principalmente para o nosso estômago e fígado. Apesar que existem estudos realizados que demonstram que algumas bebidas têm componentes que não fazem de todo mal ao nosso corpo, mas digam-me, acham bem num convívio entre amigos estar sempre a "enfrascar-se" de bebida? Podem me explicar qual é a razão de estar a encher o estômago de bebidas só porque estão num bar a conversar ou a divertir-se? Acho bem que bebam uma ou até duas bebidas conforme o tempo que passam no mesmo local, mas há pessoas que exageram e não tem qualquer limite. Mas custa-me entender como conseguem beber tanto sem enjoar, a sério, há coisas que não cabem na cabeça. Ou sou picuinhas demais ou então até tenho bastante razão. Vá se lá saber.
Enfim... isto é somente a minha opinião e não me arrependo em nada de nunca ter experimentado e muito menos ser influenciada pela curiosidade ou por pessoas que praticam e incentivam.

P.S.: O meu avó materno fumava muito e a morte dele foi devida ao tabaco, cancro nos pulmões. Pouco convivi com ele, era pequena na altura, mas posso vos dizer que ele teve uma morte dolorosa, isto por palavras que me foram ditas. Ele faleceu asfixiado e estava completamente roxo. Por isso é apenas um alerta. Não querendo dizer que possa acontecer a quem fuma actualmente, mas se a causa da morte for o tabaco não é de todo agradável.

Comentários

  1. Continua assim!
    Nada como morrer saudável! :)
    Sou adepto de tabaco e bebidas com alcool, grande consumidor de cerveja!
    Saudável? Não!
    Tem os seus prazeres... com conta peso e medida! Essa é a parte mais dificíl! :)
    Beijinhos Paula...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dix nada nos diz que eu vá morrer saudável, por não consumir tabaco ou álcool. Existem tanta doenças, nunca saberemos. Mas tabaco e álcool não serão de facto a causa da minha (espero eu, tardia) morte :)

      Eliminar
  2. Grande post Paula, gostei imenso, eu pessoalmente só bebo socialmente, e não se de estar a beber continuamente, nem de me enfrascar. No que toca ao tabaco, por vezes sou um fumador passivo, mtas vezes sem conseguir evitar. O avô de um familiar meu, morreu aos 94 anos, e fumou toda a vida, é um contra senso em tudo! Ele apenas fumava cigarrilhas ou charutos, e a morte dele foi uma infecção que gangrenou numa perna. Os seus pulmões estavam limpos! Assim como o meu bisavô que morreu de velhice e sempre fumou...tabaco de enrolar! Mas entristece-me ver cada vez mais jovens a fumar só porque lhes da status! Eu não fumo e não é por isso que deixo de ter o meu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante fumar e ter os pulmões limpinhos depois de 94 anos. O meu avó fumava aqueles de enrolar, dizem que são mais fortes. Mas a morte dele foi mesmo o cancro nos pulmões e morreu com falta de ar.
      Bem, há casos e casos, mas mesmo assim continuo a dizer que fumar não traz beneficio nenhum. E como disse há tantas doenças neste Mundo que nunca saberemos de que mal vamos morrer. Tal como há os acidentes e afins, mas a maioria dos acidentes às vezes é por erro humano.

      Eliminar
  3. Eu cá acho que há um tempo para tudo. Há um tempo para se ser parvo e fumar e beber até cair... Nos os fins-de-semana, nas festas da faculdade, nos jantares com os amigos. Tempos inesquecíveis. O álcool tem um efeito maravilhosos, desinibe-nos completamente e uma vez por outra, gosto de sentir isso. Hoje em dia não fumo e raramente bebo, mas percebo bem esses dois prazeres. O mais importante é perceber que não se pode levar essa vida para sempre. Eu aproveitei enquanto foi tempo de aproveitar e não me arrependo nem por um segundo de todos esses disparates :)
    Muito importante também é respeitar quem não tira qualquer prazer disso e simplesmente não o faz. Sem dúvida que respeito quem se mantém fiel a si próprio como tu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups acima de tudo respeitar opiniões e as personalidades de cada um, isso sim é importante :)
      De facto somos diferentes neste aspecto, temos maneiras de nos divertir diferentes, mas não deixamos de ser más pessoas por isso :)

      Beijinho*

      Eliminar
  4. Eu pertenço ao grupinho de pessoas (ao teu) que acha que para se divertir não precisa de beber :)

    Eu não bebo nem fumo :)

    ResponderEliminar
  5. Como acontece a maioria das vezes concordo com o que escreveste.
    Beber em demasia ou fumar não faz bem a ninguém mas há coisas que é do género faz mal mas sabe bem.
    Eu pessoalmente não bebo,nisso sou como tu, só o cheiro de algumas bebidas me enjoa,mas fumo e se me perguntarem porque se calhar nem tenho resposta,também não sou daquelas pessoas que fumam um ou mais maços por dia,até só moderada a fumar,não que isso faça grande diferença e por muito que as vezes consiga ficar sem fumar durante meses volto sempre ao mesmo.Se me faz mal? Óbvio que sim,talvez um dia consiga deixar este vicio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia com força de vontade irás conseguir com certeza :)
      Tive casos na família que conseguiram, mas só mesmo com determinação e com vontade para tal :)

      Beijinho*

      Eliminar
  6. Eu não bebo, não fumo e sou MUITO feliz assim =)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o teu post. Não bebo, não fumo...e não preciso de nada disso para ser feliz ou me divertir!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha