Sonhar Significa Algo?

Sonhos...

Sempre fui muito sonhadora quando durmo, às vezes há semanas que sonho todas as noites, umas vezes recordo-me do que sonho, outras nem por isso. Mas com tanto sonho interrogo-me. Será que os sonhos querem dizer alguma coisa? Têm algum significado?
Sei perfeitamente que a nossa mente gera uma imaginação incrível, mas essa imaginação vem de algum lado ou de algum motivo. Algumas vezes sonhamos com pessoas que conhecemos, com o dia-a-dia, com o trabalho e afins, mas outras vezes e é dessas que me refiro, que sonhamos com pessoas que nunca vimos, com experiências/momentos que nunca passamos ou vivemos, uns maus outros bons e é aí que fica a pergunta. Do porquê sonharmos algo que não compreendemos porque fomos sonhar aquilo, pode até ser algo que ambicionamos e desejamos para o futuro, mas por exemplo sonhos a fugir de alguém ou a vermos dentes ou a cairmos num abismo, sei lá, tanto sonho sem qualquer explicação. Nunca fui muito de acreditar no significado dos sonhos quando pesquiso na Internet, mas lá no fundo acredito que a nossa mente proporciona sonhos consoante os nossos medos, preocupações, desejos etc, mas a forma como os representa torna-se por vezes assustador.
Qual é a vossa opinião acerca dos sonhos que a nossa mente cria? Ou o nosso subconsciente?

Comentários

  1. Ai está um assunto que pode dar muito que falar.Nos últimos dias também me tenho questionado se os sonhos tem significado ou não,eu em particular não gosto de sonhar,na maior parte das vezes em que sonho acabo por acordar cansada e isso não é agradável de todo,muitas vezes sonho como pessoas e com coisas que já não fazem parte da minha vida e nunca chego a perceber se isso tem algum sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso gosto de sonhar e de facto sou muito sonhadora. Normalmente os sonhos que tenho são tranquilos, mas já tive algumas raridades que me deixaram assustada. Como por exemplo sonhar com a morte do meu pai por duas vezes e uma da minha avó e eu durante o dia nunca sequer pensei em tal coisa, não entendo mesmo porque o sonhei, dizem que o significado é dar mais anos de vida a essa pessoa, se assim for ainda bem. Mas fica a questão no ar, porque razão sonhei eu com a morte de alguém? E depois há aqueles sonhos que não conhecemos as pessoas, também já sonhei umas 3 vezes que me estou a casar com um pleno desconhecido e outros que sonho com ex-colegas de escola e por aí fora. E sinceramente não faço ideia porque a minha mente envolve este tipo de pensamentos no sono =/

      Não entendo e gostava de entender. Porque não é algo que durante o dia pensa neles ou nessas situações.

      Eliminar
    2. Acho que a questão dos sonhos é parecido com a do destino,(recentemente falaste sobre isso num post)são coisas que as pessoas podem ou não acreditar que tem significado mas nunca teremos a certeza disso,não sei se me estou a explicar bem.
      Também já sonhei com a morte de algumas pessoas,e pelo que sei sonhar com morte de alguém é mesmo dar anos de vida,se o é mesmo nunca saberei,mau para mim é sonhar com pessoas que já morreram e isso aconteceu me bastantes vezes já,por isso é que prefiro nem sonhar e se o fizer que seja acordada,ai sou eu a controlar os sonhos.

      Eliminar
    3. Sim, explicaste-te bem. E talvez tenhas razão. Mas fico sempre com a curiosidade do porquê ser assim, do porquê que enquanto dormimos imaginamos coisas, como se contássemos uma historia na nossa mente. De facto não deixa de ser estranho.

      Eliminar
    4. Estou a ver que és uma pessoa curiosa ;) Eu também fico com curiosidade em saber se realmente os sonhos tem algum significado,também gostava de saber o porque de sonhar com certas coisas,ultimamente ando a sonhar muito com uma pessoa e gostava de saber se isso tem algum sentido,e provavelmente até tem,eu é que o desconheço.

      Eliminar
    5. Sim, sou um pouco curiosa, até porque tenho sempre interesse em saber o porquê das coisas acontecerem. E se acontecem comigo, então mais ainda fica aqui o bichinho a remoer. Claro que não é um assunto que esteja constantemente a pensar, hoje resolvi o expor no blogue para ver as opiniões e ver se chegava a algum consenso. Porque eu não consigo chegar a nenhum lol

      Eliminar
    6. Pois compreendo essa sensação,queremos explicações para tudo e mais alguma coisa mas por vezes essas explicações até podem nem existir ou então variam de pessoa para pessoa e da maneira como cada um vê as coisas.

      Eliminar
    7. Isso mesmo Marcia. É querer ter resposta para tudo e nem sempre essa resposta existe :)

      Eliminar
  2. Claro que é muito bom sonhar, pois o Sonho move a vida!!! Eu gosto muito de sonhar, assim tenho sempre possibilidades de fazer coisas que não faço acordada, lol. Nunca ou raramente me preocupo muito com os seus significados. Beijokinhas e boa semaninha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse Sonho de que falas que move a vida não é o mesmo que sonhamos quando dormimos, penso eu Dreams :)
      Eu também gosto de sonhar, porque por norma são sonhos tranquilos, mas existem outros que me deixam a pensar e assustam-te um pouco.
      Eu por acaso também nunca liguei à séria o significado dos sonhos, mas por alguma razão eles existem =/

      Beijinho e Boa semana tb para ti :)

      Eliminar
  3. Sonho sempre acordada, enquanto durmo raramente sonho e quando acontece fico só com uma vaga ideia sobre o que sonhei, nunca me lembro do sonho, mas sinceramente acho que sonhamos com coisas que marcaram o nosso dia ou que povoam a nossa mente, uma segunda interpretação para os sonhos não é coisas que me convença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Vera, também acredito que o que sonhamos vem muito do nosso dia-a-dia, do que vivemos e sentimos etc. Mas por exemplo sonhar com a morte de alguém, ou a fugir de alguém como mencionei em cima, é algo que não se passou e nem penso no dia-a-dia, e é aí que pergunto "Porquê que sonhei isto?"

      Eliminar
  4. Muitos acreditam que os nossos sonhos estão diretamente relacionados com quem somos, com os nossos problemas e inclusive com um lado que possuímos e é desconhecido de nós mesmos.
    A psicologia estuda muito esse assunto e eu acredito que os nossos sonhos possuem sim muito significado. Principalmente no que diz respeito a conhecer o que se passa em nosso inconsciente.
    Difícil mesmo é conseguir interpretar as maluquices que sonhamos! Eu, pelo menos, sonho cada coisa estranha... :)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente ISa. E é mesmo difícil encontrar uma resposta ou interpretação para o que sonhamos. Às vezes sem pés nem cabeça.

      Beijinho*

      Eliminar
  5. Na verdade todas as noites sonhamos, mas nem em todas nos lembramos dos sonhos.. isso acontece porque nas várias fases do sono, a chamada zona REM (a parte em que sonhamos)é alternada com partes em que estamos no sono profundo e onde não sonhamos... ou seja, se te deitares mais tarde que o habitual e acordares ou dormires menos que o normal e os horários estejam trocados existe muito mais probabilidade de te lembrares dos sonhos... muitas vezes acordamos a meio de um sonho... (esta foi a resposta de uma professora minha há uns anos.. uma explicação muito breve e simples!)
    Eu pessoalmente gosto de sonhar, mas sinceramente prefiro sonhar acordada e puder concretizar esses sonhos ;) Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem Cátia, explicadíssimo :) Obrigada pela partilha, não fazia ideia. Mesmo assim não entendo porque sonhamos coisas sem nexo e esquisitas.

    Sonhar acordada e puder concretizar sem dúvida que é bem melhor :)

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  7. Eu não costumo sonhar e também nunca me preocupei muito em saber se, por detrás de algum sonho, há de facto algum significado. Por vezes, são tão confusos, tão sem nexo que acabam por não ter sentido algum. De qualquer das maneiras acredito que há uma parte de nós lá, é o acordar do nosso inconsciente :)

    Boa semaninha amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leticia eu também nunca me importei muito com os significados, apesar que em alguns sonhos tenha ido cuscar. Mas realmente tenho curiosidade em saber o porquê da origem do sonho, se faz algum sentido na nossa vida :)

      Boa semana*

      Eliminar
  8. Acredito que sim, acredito que o nosso subconsciente nos está a mandar mensagens. Quando estou mais nervosa, costumo sonhar que estou à espera de um autocarro que nunca chega...engraçado, não? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonhas sempre o mesmo sonho Lost? De facto é engraçado lol Mas muito curioso.

      Eliminar
    2. Sim, sonho. Demorei muito tempo até fazer uma ligação entre o meu estado de espírito e o sonho e até o fazer acordava sempre angustiada. Agora já consigo dominar melhor o que sinto quando acordo porque já percebi o significado. Que me lembre, este é o meu único sonho recorrente.

      Eliminar
    3. Eu normalmente não sonho sempre o mesmo sonho, já houve alguns repetidos uma ou duas vezes e alguns até consigo compreender ou associar porque os sonhei, talvez por desejos ou por algo me fazer falta na vida ou até mesmo por causa da rotina. Mas há outros que sem dúvida não sei porque raio fui sonhá-los. Mas pronto.

      Eliminar
  9. Não é nada mais, nada menos do que aquilo que desejamos verdadeiramente. Somente isso. ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Essência, então sonhar com a morte de alguém é desejar isso verdadeiramente? :s

      Eliminar
  10. Alguns sonhos, se fores ver o seu significado as vezes até tem uma certa lógica para nós mas eu não acredito muito nisso.
    E nós não sonhamos com pessoas que não conhecemos. Todas as pessoas que aparecem nos nossos sonhos já as vimos, nem te tenha sido por 2 segundos (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pelo menos nos meus sonhos já sonhei com pessoas que não reconheço. Até já podem ter passado pela minha vida, tipo passar pela rua ou assim. Mas que já sonhei com desconhecidos já. Que não reconheci a face. Principalmente num deles a casar-me lol

      Eliminar
  11. segundo as minhas (poucas) bases académicas em psicologia..o sonho não passa de uma interpretação da tua mente dos teus medos/receios ou desejos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acredito que sim, que isso influencie bastante nos sonhos, mas há algo que não é apenas isso.
      Porque tenho sonhos que para mim não fazem sentido. E que durante o dia nem sequer penso neles.

      Eliminar
  12. Sempre cresci ouvindo a minha mãe a dizer que cada sonho que temos é um desejo ou um medo do coração.

    ResponderEliminar
  13. eu acredito que significam algo pois muitas vezes sonho com coisas do passado e que evito falar.como ano falo vêem através dos sonhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha