O Meu Péssimo Sistema Nervoso

Ontem tive um dia diferente, participei numa sessão de relaxamento. Como já referi em postagens anteriores, eu desde pequena sempre fui uma pessoa muito nervosa e ansiosa. Ando sempre com o sistema nervoso em "pulgas" e isso sem duvida que me incomoda. Há pouco tempo o meu estado agravou-se, devido principalmente ao local onde trabalhei, ou seja, realizei um estagio profissional em 2009 numa empresa certificada aqui nos arredores da minha terra, a única empresa que tem dado bastante lucro e com uma gerência incrível. É de louvar haver ainda bons gerentes e empresas que ainda têm muito para dar e vender com a boa qualidade que temos no País. Mas foi nessa empresa que aprendi bastante e obtive , sem duvida nenhuma, muita experiência profissional, o mal é que comecei a acumular de dia para dia muito stress e pressão. Tive algumas recaídas de ansiedade que me levavam a ficar o dia na cama a dormir para estar em paz e sossego, mas cheguei ao fim do estagio (1 ano) estoirada de pressão e o que levou o meu estado nervoso a agravar-se de tal maneira que tive de recorrer a ajuda profissional. A verdade é que a medicação ajuda, mas não é a cura. A cura está sobretudo em nós próprios, na nossa força de vontade para superar os problemas, mas para isso não basta só levantar a cabeça e começar  novamente o mesmo ritmo, é sim procurar soluções para baixar o nosso stress, a nossa ansiedade e principalmente saber controlar o nosso nervosismo. Então ontem e como me tinham sugerido a frequentar sessões de relaxamento, foi o que fiz. Aventurei-me e fui. Confesso que ia mais pela experiência, para saber como era feito e se realmente gostasse, então dava continuidade se fosse possível.
E posso vos dizer que foi bom, não consegui relaxar na totalidade, mas foi um momento que gostei de presentear e viver. Aquilo foi feito da seguinte forma, cada um de nós (6 pessoas) deitámo-nos em colchões, descalçámo-nos e assim ficámos. Ah! Antes disso houve as apresentações e um pouco da historia de cada uma das pessoas. Depois o enfermeiro que nos deu a sessão começou por nos indicar exercícios de respiração, logo de seguida exercícios para relaxar todos os membros do corpo e por fim contou uma historia como se fosse possível através da nossa mente idealizarmo-nos dentro dela ou como se estivéssemos a vivê-la naquele momento. É claro que na primeira sessão é sempre um pouco complicado descontrair, existe sempre aquele nervosismo antecipado, onde um turbilhão de perguntas surgem na nossa mente, tipo "O que será que dali vem?" "Como será?" "Será que vai correr bem?" por aí adiante. Depois a concentração apenas na voz da pessoa (Quem dá a sessão) e fazer varias vezes o controlo da respiração, é difícil quando estamos nervosos, mas logicamente que só com treino a pessoa chega lá, mas para uma primeira vez gostei e vou de novo. Como disse em cima, se não exercer para melhorar a minha saúde e conseguir controlar a minha ansiedade, ninguém o fará por mim e se for desta forma e para mais gratuita, vou aproveitar sem duvida nenhuma. Já ando na aeróbica o que me tem ajudado imenso, bem dizem que o exercício faz bem à mente e ao corpo e com isso concordo plenamente. Quando acabo os exercícios saio de lá com espírito aberto e com a alma aliviada, acho que todos nós devíamos obrigatoriamente praticar desporto ou algo como por exemplo meditação/Yoga etc. 
As minhas caminhadas que já tinha imensas saudades de as fazer, isto porque o tempo tem sido mauzinho, também fazem muito bem, às vezes o que nos impede é mesmo a falta de tempo, eu por acaso tenho tempo até que sobra, pois estou desempregada. Mas pronto, posso não ter emprego e o meu dinheirinho que fazia me tanta falta, mas ao menos cuido da minha saúde que é bem mais importante.

E vocês já praticaram algo do género? Qual é a vossa opinião acerca de sessões de relaxamento?

Comentários

  1. É do melhor! Entras num estado que relaxe absoluto. Faz bem para a alma. Faz bem para a nossa mente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essência também concordo contigo, mal não fará de certeza :)

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Sabes Paulinha que adoro tanto a minha bicicleta porque para além de tudo o resto é uma espécie de terapia para mim, primeiro foi o ginásio, mas depois do hábito começou a ser pouco, mesmo indo todos os dias, no mínimo duas horas. Com a bicicleta é fantástico, faço aqueles km todos, a minha mente fica vazia, só consigo curtir aquilo que estou a fazer e depois fico tão cansada que o stress desaparece por completo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto andar de bicicleta e ao ar livre é muito bom. Já lá vai muito tempo que não ando na minha e sem companhia também não gosto de o fazer. Mas de facto o desporto é uma terapia como disseste bem, faz bem a quase tudo no nosso corpo :) Devíamos muitas vezes perder a preguiça e praticar mais. Pelo que tenho acompanhado o teu blogue, de facto andar de bicicleta é mesmo o teu hobbie preferido :)

      Eliminar
  3. Não consigo relaxar...já tentei de tudo mas não consigo! Acho que me assusta libertar completamente e é por isso que não consigo. Mas gostava de conseguir :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lost acredita que só com treino é que a pessoa consegue e acredito que se fores pouco a pouco praticando e principalmente deixares os pensamentos do dia a dia para fora da tua mente, vais conseguir de certeza :) Foi o que o enfermeiro falou e das pessoas que estavam comigo disseram que quase que em nenhum momento da sessão estavam concentradas, não conseguiam por mais que quisessem. Mas ele diz que é natural, então numa primeira sessão não podemos querer logo as coisas perfeitas :) Ele diz só com o tempo e a praticar vamos lá. Pode custar mais a umas pessoas que a outras, mas com esforço e vontade tudo se consegue, acredita nisso Lost :) Eu adorei a experiência, mas também foi me complicado descontrair totalmente, até tremia. Mas vamos lá ver as próximas sessões. Depois vou contando o desenrolar :)

      Eliminar
    2. Eu comprei uns cds de relaxamento...deixa lá ver como corre. Fico à espera de ler como corre o resto das tuas sessões :)

      Eliminar
    3. Tenta, não custa :) Eu acho que sozinha para mim seria mais complicado. Acho mais fácil com estas sessões, com som da musica e a voz do enfermeiro ou de quem esteja a dar a sessão. Só se esses Cds não trazem somente musica.

      Eliminar
  4. Geralmente, as pessoas extremamente responsáveis são as que mais sofrem de ansiedade porque cobram muito de si mesmas (não querem fazer nada de errado).
    Acredito que seja bastante importante fazer uso de todos os meios de que você dispõe para aprender a tranquilizar a mente (e o corpo também, afinal, é ele quem reage ao estado mental).
    Continue com as sessões de relaxamento! Tenho certeza de que farão muito bem a você, minha querida amiga!
    E eu espero que o sol chegue logo por aí!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens imensa razão Isa. Eu sou uma pessoa demasiado responsável e perfeccionista e exijo muito de mim. Por um lado é bom que assim o seja, mas por outro acabo por ter um desgaste psicológico, além do físico, muito grande. E depois de o meu sistema nervoso ficar de tal maneira incontrolável tive mesmo de procurar ajuda, e agora estas sessões de relaxamento de certeza que me farão muito bem. Eu pelo menos sai de lá muito mais aliviada e leve :) Mesmo não tendo descontraído a 100%.

      Beijinhooo :)

      Eliminar
  5. Nunca experimentei, mas devo confessar que era algo que me iria fazer muito bem porque tal como tu sou uma pessoa muito ansiosa e já passei por uma depressão complicada aos 16 anos..
    Beijinho:*
    se quiseres passar pelo meu cantinho... http://idealizologoescrevo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia, sê bem-vinda :)

      Lamento por já teres passado por uma depressão, posso imaginar que sejam fases mesmo muito dolorosas. E sim, estas sessões de relaxamento como o exercício físico fazem muito bem à nossa ansiedade. Deverias procurar fazer algo parecido :)
      Passarei no teu cantinho, obrigada pela partilha e volta sempre*

      Eliminar
  6. as mentiras já foram reveladas , passa pelo meu blog e confere :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei, mas acredito que seja muito bom. Espero que isso te faça melhorar um pouco.
    E eu tb ando com uma saudade maluca das minhas caminhadas que me andavam a saber de rosas, e o meu corpo até já se começa a ressentir com saudades. Tenho é que aguardar por uns dias com mais sol e sem chuva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia, fará com certeza muito bem :)
      E as caminhadas tenho feito algumas recentemente, mas têm sido mais curtas que o habitual, com medo da chuva apresso sempre o passo e não vou até muito longe.

      Eliminar
  8. Eu sofro do mesmo mal. Há uns tempos também decidi que tinha que pôr um basta no assunto e passei a praticar exercício, o que também me tem ajudado muito. Eu era a maior preguiçosa de sempre, mas agora, simplesmente adoro o tempo que passo no ginásio. Como vou quase todos os dias pratico várias modalidades: step, aeróbica, localizada, pilates, yoga... vou variando. Yoga é fantástico, saio de lá outra, completamente relaxada. O mais complicado é mesmo controlar os pensamentos, a minha mente simplesmente não pára. Mas também gosto das modalidades que exigem mais energia física e mais coordenação, como step, ou zumba, porque enquanto estou lá não penso mesmo em mais nada!
    Continua, com o tempo a tendência é para melhorar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups Olá e Bem-vinda :)
      Em parte então somos muito parecidas. Eu sou muito preguiçosa, mas realmente tive de deixar esta minha preguiça de lado e pensar mais na minha saúde e bem estar. Ginásio já pratiquei (uns dias apenas) e confesso que não gostei muito, achei os exercícios muito pesados. Então como sempre adorei ginástica, recorri à aeróbica onde também fazemos ginástica localizada e não me arrependo em nada de ter ido e experimentado, tanto que agora sempre que posso vou. Em relação às sessões também gostei e espero que me ajude bastante a nível de ansiedade. O sistema nervoso consegue ser mesmo desagradável e afectar muito órgãos no nosso corpo. A concentração deve ser o problema de muita gente :) Mas se já depositarmos um pouco do nosso tempo a fazer uma actividade destas, já é uma mais valia para nós :)

      Obrigada pelas tuas palavras :) Volta sempre*

      Eliminar
  9. Bom, eu também precisava de uma coisinhas dessas é certo :P

    Também sou uma pessoa muito nervosa|ansiosa e por isso mesmo queria começar a praticar algum exercício. Vou começar andar de bicicleta aqui numa pista da terrinha, mas está difícil com este tempinho. O remédio é esperar por melhores dias xD

    Mas acho que fazes bem amiga, afinal isso faz com que te sintas melhor. E é isso que no final importa :)

    Beijito amiga :)

    ResponderEliminar
  10. Leticia acho que todos nós sofremos deste mal, o nervosismo e ansiedade, mas uns mais que outros. Depende do controle que cada um tem e do organismo.

    Ai ai que já ando a "ouvir" à meses que vais começar a andar de bike e ainda não começaste Lol Realmente agora tem estado um tempo mauzito, mas pelo que vi, esta semana que vem dá melhorias significativas, por isso aproveita :)

    Beijinhoo* E Bom Domingo*

    ResponderEliminar
  11. Nunca fiz nada do género. Mas ainda bem que podes ir a mais sessões e se calhar o yoga também te ia ajudar bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dizem que o Yoga é muito bom.

      Tem um bom dia Soraia :)

      Eliminar
  12. tb sou bastante nervosa e não me importava de participar em algo do género...=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu terei quinta feira a próxima sessão, acho que me fará muito bem continuar :) Mas só praticando é que se notará os progressos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha