Pensamento Positivo vs Pensamento Negativo

Pensa Positivo!

É o lema de muita gente quando estamos ansiosos ou preocupados com algo. É uma forma de apaziguar o peso negativo que está por cima de nós, uma forma de ver a perspectiva de modo diferente.

Por vezes é demasiado complicado pensar positivo quando há tantos obstáculos, quando simplesmente a cada dia que passa pouco muda. Mas verdade seja dita, não damos muitas vezes valor ao que temos, mas sim ao que nos faz falta. Lamentamos sempre que gostaríamos de ter aquilo, de ganhar aquele jogo/passatempo, de dizermos que não temos sorte nenhuma quando na realidade até temos perto de nós algo que nos realiza, que nos deixa feliz, mesmo que por momentos curtos, mas sendo únicos, valem toda a pena.

Pensar positivo não é fácil quando temos sempre pensamentos a dizer-nos o inverso, a piorar o nosso estado de ansiedade e a deixar-nos deprimentes e aborrecidos. Confesso que sou uma pessoa um pouco negativa, tenho sempre a mania de pensar no que pode correr bem ou mal, nos prós e nos contras, mesmo que o que venha a seguir seja tudo prós e sem preocupações, mas que eu faço questão de planear tudo na minha mente. Logicamente que chega a ser exaustivo e a longo prazo posso vir a ressentir esse cansaço já acumulado que me dará talvez dores de cabeça, palpitações mais fortes no coração e andar mais agitada/nervosa.

Já me dei conta que dou tanto de mim em certas circunstâncias que não valem a pena esse esforço, porque bastava pensar no lado positivo e então só pensar no negativo quando realmente as coisas acontecessem... Mas eu sou o inverso e penso nos contras mesmo muito antes deles acontecerem e nem sempre acontecem da forma como idealizei... acho que acaba por ser uma auto defesa minha para não me chatear se caso as coisas não corram bem, então para me prevenir faço o plano B ... Mas este plano B, hoje, amanhã, depois de amanhã etccc acabam por, sem me dar conta, desgastar psicologicamente.

Certamente não serei a única, mas seria tudo mais fácil, dizer BASTA. Hoje (e sempre) vai ser de modo positivo e parar de arranjar maneiras de prevenir os contras. Sei que somos nós que controlamos a nossa mente, caso contrário ela fará o que lhe bem apetece, mas há certos pensamentos e até mesmo sentimentos dificeis de contornar, por mais que queiramos mudar isso.

Melhor mesmo é sonhar acordado, certamente que esses pensamentos são os mais positivos que temos e que não deixam a esperança morrer... Ao menos sonhar faz-nos sentir livres e muitas vezes nas nuvens :)
Pena que nem sempre o que sonhamos é a realidade pura e verdadeira que encaramos no nosso dia-a-dia, mas nada como tentar e lutar por algo melhor, se não fosse essa busca pela vida, não estariamos aqui.

Se vivemos é porque merecemos isso e devemos valorizar isso até ao fim dos nossos dias.
Sejam Felizes!

Comentários

  1. Tenho que admitir que já fui um pouco negativa e andei muitas vezes mal com a vida e a pensar demais em certas situações,mas sabes uma coisa??Um dia fartei me disso,do facto de ter tanta negatividade a minha volta,de choramingar pelos cantos sem dar valor ao facto de estar viva,cansei me de mim própria e isso mudou a minha vida,isso e o facto de querer que as minhas sobrinhas me lembre como alguém alegre e de bem com a vida.

    ResponderEliminar
  2. Eu tento ser sempre bastante positiva, pois acredito que pensar positivo atraí coisas positivas. No entanto identifico-me imenso quando dizes que planeias sempre tudo muito bem e fazes sempre o plano B, pois eu também penso sempre demais.. e ponho todas as hipóteses boas ou más e isso desgasta muito a nossa cabeça no entanto depois de pensar em tudo o que pode acontecer vezes e vezes sem conta e penso.."Vai correr tudo bem, seja o que Deus quiser!" :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito profundamente na teoria da atracção... se pensarmos em coisas positivas, mais coisas positivas se seguirão! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha