A Minha Primeira Experiência com Verniz Gel e Catalisador UV

Para os seguidores mais assíduos do Blog, sabem bem que adoro pintar as unhas, mas há um tempo para cá deixei de fazê-lo com alguma frequência. Cheguei a um ponto que cansei-me de pintar e passado 3/4 dias já tinha falhas que acabaria por não gostar e retirar logo de seguida.
É sempre complicado um verniz normal ou de efeito de gel durar uma semana, principalmente quando uma pessoa "passa a vida" a fazer lida doméstica. As mãos estando em constante contacto com a água e químicos, é normal que um verniz não dure tanto como deveria.

Então, surgiu no mês passado um assunto interessante entre mim e outra pessoa. Ela sugeriu-me experimentar fazer em casa as minhas próprias unhas com verniz gel. Logicamente que tive de comprar todos os acessórios para tal, o que não ficou muito barato, mas mesmo assim consegui uns preços jeitosos para começar.


Após informar-me bem sobre o que tinha de adquirir e posteriormente meter em prática, comecei por fazer uma encomenda online no site AliExpress para comprar o Catalisador. Optei por comprar fora, porque foi uma maneira de poupar uns trocos :) Custou-me menos de 8€, enquanto se encomendasse em território nacional pagaria 10/20/30€ ou mais, fora os portes de envio. Portanto, deixo-vos já uma boa dica ^^ , depois o que se seguiu foi a compra de vernizes gel e um removedor especifico (a cetona também dá, mas não sei se será tão eficaz) que encomendei no site Cosmética Click por recomendação da pessoa que me informou inicialmente desta ideia.

Os vernizes gel são um pouco mais caros em relação aos vernizes normais, estes da marca Gelium estavam em promoção, mas são de 5ml cada frasco (trazem muito pouco na minha opinião), portanto os próximos que comprar vou ter em conta o tamanho, mesmo que tenha de puxar um pouco mais pela carteira :) Digo-vos, custou investir nisto tudo, mas no final compensa e MUITO!


Comprei 3 vernizes gel de cor (dentro dos tons vermelho/rosa) , um promotor (para quem não sabe este liquido serve para aumentar a aderência entre os géis e a unha natural) e ainda uma base&top coat (para uma excelente aderência e um acabamento de alta resistência). Para substituir o promotor, podem usar um primer ele terá basicamente a mesma função (desinfeta e desengordura a unha natural, preparando-a para a adesão ao gel). O removedor de verniz gel também comprei da marca Gelium, por ser o mais baratinho, não costumam recomendar a acetona mas dá na mesma (pelo que já li em tutoriais) caso não queiram comprar.




O catalisador tem 3 lâmpadas UV , potência total de 36 W e voltagem 110 - 240 V. Tem um temporizador de 120 segundos, mas penso que ele não funciona, ainda não percebi muito bem. Acabei por usar o temporizador do ipad e guiei-me por aí.




Na foto acima já conseguem ver o resultado final do processo todo que irei detalhar a seguir.
Primeiro de tudo terão de ter algumas ferramentas:
  • Lima
  • Pau de Laranjeira/Cerejeira (para retirar as partes esborratadas, sempre antes de ir ao catalisador) 
  • Utensilio para empurrar as cutículas
  • Bloco para Polir
  • Compressas ou algo que dê para limpar as unhas com o cleanser ou álcool 
O processo começa por cortar e limar as unhas no formato que pretendem, nunca cortem as cutículas (como eu sempre fiz), basta empurrá-las para trás. Depois vem a parte de polir as unhas para tirar todas as impurezas e tornar um acabamento perfeito (eu usei uma lima não muito agressiva, mas o bloco de polir é perfeito e baratinho).
Em seguida convém limpar as unhas com o cleanser (ou loção de limpeza), eliminando assim todos os resíduos e oleosidade. Há quem o faça com álcool (foi o que eu fiz, mas como sei que não é de todo recomendado, já encomendei o produto especifico para tal). A partir daqui começa a parte de aplicarmos o primer ou o promotor e deixarmos secar ao ar livre durante 120 segundos, logo de seguida aplicamos uma camada fina de base e levamos as nossas unhas 120 segundos ao catalisador. Passamos novamente o cleanser ou álcool e aplicamos a primeira camada de cor. Vai novamente ao catalisador 120 segundos e tornamos a aplicar a segunda camada de cor e voltamos ao catalisador mais 120 segundos. Por fim, aplicamos o top coat e 240 segundos no catalisador. Finalizamos o processo removendo a goma do verniz com a ajuda do cleanser (álcool serve na mesma, a desvantagem é que pode desvanecer um pouco o brilho das nossas unhas).

Cor N.º 16 da Gelium






O resultado final é mais que evidente :)
Eu amei fazer a experiencia, apesar de ter demorado uns 40 minutos, mas comprovo que compensa toda aquela trabalheira para que o verniz possa durar entre 2/3 semanas. Se eventualmente quiserem avançar nesta ideia, tal como eu, recomendo a verem vídeos no Youtube, eu aprendi bastante até os mínimos detalhes. 

Conclusão: Tenho pouca paciência para este processo todo, confesso, mas se duram 2/3 semanas, claramente compensa e muito todo este esforço! Até agora (faz hoje 6 dias) estou a gostar e o brilho ainda se mantem, a única coisa que tenho de mudar é na aplicação do verniz, este deve ficar ligeiramente afastado das cutículas e eu faço o inverso, aproximo demasiado para não cair no erro de deixar espaços em aberto sem cor. O problema é que essa pequena camada que se forma perto da cutícula engrossa mais e tem tendência a partir ou a incomodar. Mas acredito que com a prática chego lá :)

Para remover o verniz gel, dá uma segunda trabalheira que falarei noutro post, porque este já está longo :) Mas para quem pensa que é complicado, engana-se... eu fiquei surpresa quando me disseram que poderia fazer em casa e arrisquei :) Não me arrependo nada! 

Espero vos ter ajudado em algo com este post :)
Vocês alguma vez experimentaram fazer em casa?

Comentários

  1. Confesso que apesar do resultado final ser muito bom, não tinha paciencia para todo o processo.
    Mas ficaram muito bem e se te durarem 2/3 semanas vale o esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, leva algum tempo e mais para quem não tiver prática, mas acho que basta fazer duas ou três vezes e uma pessoa começa a apanhar o jeito certo :) Eu não me arrependo mesmo, porque realmente os vernizes normais a mim não duram muito mais que 3 dias e cansei-me um pouco disso. Acaba por gastar dinheiro e também perco tempo a pintar para ter um resultado pouco satisfatório. Mas lá está podes sempre fazer fora de casa, pagas é o belo :p E tens a vantagem de poder escolher desenhos e várias cores etc.

      Eliminar
  2. Por tudo o que li penso que foi um bom investimento com o passar do tempo vai ver que compensa e muito e assim pode sempre que queira arranjar as suas unhas ao seu gosto sem sair de casa eu concordo que valeu a pena investir .

    ResponderEliminar
  3. eu também estou a começar nesta aventura...e tive os mesmos problemas :) mas acho que vai compensar...o único problema é que online nem sempre se consegue ver bem como são as cores....quanto ao catalizador, o meu só funciona o timer colocando na posiçãoII e de seguida pressionar o botão colorido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu aparelho apesar de ter duas posições, apenas uma é que trabalha :p Não percebo, é capaz de ter vindo com algum defeito com certeza. Mas não é algo que me esteja a preocupar, porque desde que funcione o essencial tudo bem :p Pelo preço não posso pedir muito, mas era bom que tivesse todo operacional. Como foi para ti tirar o verniz gel das unhas?

      Eliminar
  4. Olá, boa noite. Tudo bem? Adorei o post, as unhas ficaram lindas e muito bem pintadas Eu tenho o kit completo de unhas de gel mas confesso que não me agrada usar unhas postiças. Agora que as minhas unhas estão a crescer pois estavam muito quebradiças, devido ao facto, de ter roído as unhas durante anos. Agora estou a deixar crescer, e já estão num bom tamanho para pintar. Vou experimentar pintar com vernizes em gel, para ver se duram. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Unhas de gel nunca fiz, até porque as minhas em parte não precisam disso, crescem e ficam do tamanho que quero :) é só cortar e limar. Tive de investir algum dinheiro para ter o material necessário para começar a fazer em casa com verniz gel, mas não me arrependo nada!! Consigo manter as unhas por 2/3 semanas e faço a minha rotina normalmente.

      Eliminar
  5. Ja fiz unhas de gel e passado alguns dias comecavam me logo a sair uma a uma tenho as unhas muito fracas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não faço unhas de gel… eu pinto apenas com verniz gel.

      Eliminar
  6. Comprei há dias um catalisador e aventurei - me a fazer as unhas em casa e, correu muito bem!
    Só gostava de saber é se os vernizes normais podem ir secar dentro da máquina? Sempre ouvi que não dava, mas tenho tanto verniz normal que fica sem uso, se assim for.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha