Série 13 Reasons Why


Recentemente comecei a ver a série "13 Reasons Why", foi lançada no NetFlix há poucos meses e teve um impacto tanto positivo como negativo na sociedade. Após tomar conhecimento de uma noticia acerca desta série, tive alguma curiosidade em saber do que se tratava e não demorou muito até terminar a primeira temporada. A série relata vários episódios de como uma pessoa se pode sentir excluída e sozinha no meio de tanta gente. Na minha opinião, acho que todos nós deveríamos ver e pensar um pouco em tudo o que é vivido pela jovem até chegar ao ponto do suicídio. São situações que acontecem na realidade e que, infelizmente continuam a aumentar, porque as pessoas não tomam consciência das suas atitudes, na maioria das vezes infantis. Contudo, pelo que tenho conhecimento, esta série já foi uma "inspiração" para um jovem que pôs termo à vida e fez precisamente o mesmo procedimento das gravações que é evidenciado em todos os episódios (para ver a noticia - > AQUI). Apesar da série ser bastante triste e ter um final infeliz, acho que na verdade é um abre olhos para muita gente, tanto para quem não se apercebe dos sinais que a vitima apresenta e que nem sempre são muito evidentes, como também para quem propositadamente humilha as pessoas, rebaixa e faz bullying como se fosse algo normal. Não consigo entender quem se sente superior por causar sofrimento a outras pessoas. É algo que me ultrapassa, pois não consigo meter-me no lugar dessas pessoas e ficar feliz com certas e determinadas atitudes de falta de caráter e humildade pelo outro.

É certo que se algum jovem vir esta série numa fase da sua vida em que é vitima de bullying ou estiver em determinada situação que o faz pensar que meter termo à sua vida resolverá a situação, então não pensará duas vezes após ver todos os episódios, porque a série inspira nesse sentido. Contudo, eu vejo esta série como uma aprendizagem e deveria ser vista dessa forma e não o contrário. 
Não é das minhas séries favoritas, mas gostei bastante do suspense que deixou a partir do 8º/9º episódio. Sei que em 2018 sairá a segunda temporada e, por acaso, estou curiosa para ver como será. 

Sinopse: "Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos."

Trailer:

Já conheciam esta série? 
Se sim e se já viram, qual é a vossa opinião?

Comentários

  1. Achei a série muito gira, apesar de não me ter surpreendido muito. No entanto, percebo todo o reconhecimento que ela teve e acho-o merecido. Beijinhos http://bublidu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula :) Estava a passear pelo facebook e vi este seu post e quis vir comentar. Vi a série e gostei muito. Acho aliás, que todos, mesmo todos, deviam vê-la e discuti-la e perceber que, no limite, podemos todos contribuir para situações destas e embora não devamos viver em função disso, temos que estar mais atentos. Aliás acho que a palavra "atenção" é chave nos tempos que correm. Os casos de risco são muito complicados por serem "silenciosos" e talvez conversas sobre o assunto possam ajudar a perceber a tempo alguma coisa...
    Eu também escrevi sobre o assunto, se lhe apetecer veja aqui: https://www.365tippingpoint.com/single-post/2017/05/06/15-e-as-baleias-que-fingimos-n%25C3%25A3o-ver
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei bastante da série, e não concordo quando dizem que ela romantizou demasiado o tema do suicídio. Na minha opinião fez precisamente o contrário, acho que mostrou de uma forma muito nua e crua o que é o suicídio. Romantizar o suicídio é na história do Romeu e da Julieta, não aqui.

    Mas ainda bem que até gostaste da série e que a achas de certa forma importante.

    Beijinhos
    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esta seria mas confesso que me despertou um certo interesse!!

    ResponderEliminar
  5. Wow... Já tinha ouvido falar na série mas não consegui ainda ver. Depois do que li do que escreveste vou ter mesmo de ver pois despertou-me essa atenção.
    Obrigada pela dica.

    Beijinhos e boa semana,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  6. Olá,sim é a série que todos falam no momento! Tanto para o positivismo,como para o negativismo.Mas acho também que é um "Abre olhos" para a sociedade.Em especial para os pais,estarem mais atentos aos comportamentos dos filhos.A minha filha adora.Já viu a primeira temporada,e aguarda ansiosa para ver a segunda...Boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha