O Meu Arroz Doce Preferido

 Recentemente confecionei com a minha mãe uma receita que tivemos conhecimento no programa da TVI "MasterChef". E sinceramente está aprovadissima cá em casa. A receita é de arroz doce, para quem gosta dele bem cremoso, aconselho a experimentarem. A única coisa que mudava nesta receita é a quantidade de açúcar, ficou mesmo muito doce. Portanto reduzia pelo menos 100gr de açúcar. Outro pormenor, como não tinha uma vagem de baunilha completa, coloquei apenas metade e ficou na mesma com sabor, mas sabe mais à raspa de limão. Não desfazendo o arroz doce da minha família, mas este é sem dúvida muito melhor, pessoalmente adorei e vou repetir :) As quantidades da receita, deram para 7/8 taças destas que mostro na foto. Quanto aos ovos, os meus são caseirinhos e por isso o meu arroz ficou mais amarelado, normalmente sai mais esbranquiçado sendo ovos de compra.

"Preparação

INGREDIENTES: 

- 500ml de água 
- 250g arroz carolino 
- 1 colher de chá de sal grosso 
- 100g manteiga  
- 3 raspas de limão 
- 3 paus de canela 
- 300g de açúcar  
- 2 lt de leite meio gordo  
- 1 vagem de baunilha  
- 5 ovos 
- Canela em pó q.b.  


MÉTODO DE CONFEÇÃO: 

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, juntar o arroz e deixar cozer. Em seguida juntar a manteiga em cubos, as raspas de limão, os paus de canela, ½ vagem de baunilha, 1,8 lt de leite e deixar cozer em lume médio, mexendo de vez em quando para o arroz não colar, cozer durante 35 minutos.  

À parte bater as gemas com os 200ml do leite que restou e reservar. 

Juntar a outra metade da vagem de baunilha ao açucar para aromatizar. 

Passados os 35 minutos da cozedura do arroz, juntar o açucar e envolver tudo deixando novamente levantar fervura para adicionar a mistura das gemas com o leite para junto do arroz e mexer delicadamente até borbulhar. 

Assim que começar a borbulhar retirar do lume, retirar os paus de canela e as raspas de limão, dispor em taças individuais, decorar com canela em pó e servir!"

Comentários

  1. Se começarem a aparecer muitos posts do género por aqui vou deixar de visitar este blog. Estamos na quaresma e eu a pecar com a gula entranhada em mim graças a esta foto que dá vontade de meter a colher no monitor a ver se lá chego :P

    ResponderEliminar
  2. Esta semana fiz um arroz doce à minha maneira. Simples e delicioso. Como gosto de novas experiências, copiei esta receita para fazê-la este domingo dia 5 de Abril. Obrigada pela dica. Tens a sorte de teres ovos caseirinhos, por esse motivo o meu arroz doce não vai ficar tão colorido quanto o teu. Boa Páscoa para ti e para a tua família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz doce está óptimo, vou experimentar a receita.

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso! Vou experimentar. Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. bem desde miúda que adoro arroz doce...mas já não é como era...não fica com o mesmo sabor ...mas o teu tem um aspeto há antiga amarelinho

    ResponderEliminar
  6. eu só gosto do arroz doce da minha sogra. eu já tentei fazer umas 3 vezes e saiu sempre horroroso.. tenho que experimentar o teu.
    bjcas doces

    ResponderEliminar
  7. tem bom aspecto ;) adoro cozinhar, principalmente doces.
    Vou experimentar!!

    ResponderEliminar
  8. Bem tem um aspecto divinal! E eu nem sou muito fã de arroz doce..as esses assim cremosos e amarelinhos..nhami! :) Vou experimentar fazer! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha