Avançar para o conteúdo principal

O Meu Arroz Doce Preferido

 Recentemente confecionei com a minha mãe uma receita que tivemos conhecimento no programa da TVI "MasterChef". E sinceramente está aprovadissima cá em casa. A receita é de arroz doce, para quem gosta dele bem cremoso, aconselho a experimentarem. A única coisa que mudava nesta receita é a quantidade de açúcar, ficou mesmo muito doce. Portanto reduzia pelo menos 100gr de açúcar. Outro pormenor, como não tinha uma vagem de baunilha completa, coloquei apenas metade e ficou na mesma com sabor, mas sabe mais à raspa de limão. Não desfazendo o arroz doce da minha família, mas este é sem dúvida muito melhor, pessoalmente adorei e vou repetir :) As quantidades da receita, deram para 7/8 taças destas que mostro na foto. Quanto aos ovos, os meus são caseirinhos e por isso o meu arroz ficou mais amarelado, normalmente sai mais esbranquiçado sendo ovos de compra.

"Preparação

INGREDIENTES: 

- 500ml de água 
- 250g arroz carolino 
- 1 colher de chá de sal grosso 
- 100g manteiga  
- 3 raspas de limão 
- 3 paus de canela 
- 300g de açúcar  
- 2 lt de leite meio gordo  
- 1 vagem de baunilha  
- 5 ovos 
- Canela em pó q.b.  


MÉTODO DE CONFEÇÃO: 

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, juntar o arroz e deixar cozer. Em seguida juntar a manteiga em cubos, as raspas de limão, os paus de canela, ½ vagem de baunilha, 1,8 lt de leite e deixar cozer em lume médio, mexendo de vez em quando para o arroz não colar, cozer durante 35 minutos.  

À parte bater as gemas com os 200ml do leite que restou e reservar. 

Juntar a outra metade da vagem de baunilha ao açucar para aromatizar. 

Passados os 35 minutos da cozedura do arroz, juntar o açucar e envolver tudo deixando novamente levantar fervura para adicionar a mistura das gemas com o leite para junto do arroz e mexer delicadamente até borbulhar. 

Assim que começar a borbulhar retirar do lume, retirar os paus de canela e as raspas de limão, dispor em taças individuais, decorar com canela em pó e servir!"

Comentários

  1. Se começarem a aparecer muitos posts do género por aqui vou deixar de visitar este blog. Estamos na quaresma e eu a pecar com a gula entranhada em mim graças a esta foto que dá vontade de meter a colher no monitor a ver se lá chego :P

    ResponderEliminar
  2. Esta semana fiz um arroz doce à minha maneira. Simples e delicioso. Como gosto de novas experiências, copiei esta receita para fazê-la este domingo dia 5 de Abril. Obrigada pela dica. Tens a sorte de teres ovos caseirinhos, por esse motivo o meu arroz doce não vai ficar tão colorido quanto o teu. Boa Páscoa para ti e para a tua família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz doce está óptimo, vou experimentar a receita.

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso! Vou experimentar. Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. bem desde miúda que adoro arroz doce...mas já não é como era...não fica com o mesmo sabor ...mas o teu tem um aspeto há antiga amarelinho

    ResponderEliminar
  6. eu só gosto do arroz doce da minha sogra. eu já tentei fazer umas 3 vezes e saiu sempre horroroso.. tenho que experimentar o teu.
    bjcas doces

    ResponderEliminar
  7. tem bom aspecto ;) adoro cozinhar, principalmente doces.
    Vou experimentar!!

    ResponderEliminar
  8. Bem tem um aspecto divinal! E eu nem sou muito fã de arroz doce..as esses assim cremosos e amarelinhos..nhami! :) Vou experimentar fazer! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Madrinha tem Saudades Tuas

Tenho tantas mas tantas saudades tuas
Queria presentear o teu crescimento
Queria que tivesses mais perto e que convivêssemos mais vezes
Queria ser uma madrinha que visses frequentemente, do que apenas uma vez por ano
Queria poder ver a tua evolução na fala, nos primeiros passos
Queria viver mais o teu sorriso pessoalmente
Ver os teus dentinhos de leite a rebentarem e as tuas choradeiras de dor
Se soubesses o tamanho da minha saudade
A saudade de te pegar ao colo
De ver somente o teu sorriso de orelha a orelha
A tua simpatia incrível e de um acordar maravilhoso
Queria ir mais vezes contigo ao parque infantil
Partilhar brincadeiras contigo e grandes beijos entre madrinha e afilhada
Ajudar-te a dar os primeiros passos e a segurar-te quando te desequilibrares
Queria tanto que estivesses aqui
Aqui, bem mais perto de mim
Estás longe, numa distancia imensa
E só te poderei ver um mês de cada ano
Isso é muito pouco para matar a saudade, para simplesmente ver-te crescer
Que saudades minha quer…

Puffs Mágicos - Uma ideia criativa

Há poucos meses atrás tive conhecimento de uma página com artigos muito originais, a Puffs Mágicos ! Fiquei bastante surpreendida com a personalização dos puffs e simpatizei imenso com a ideia então propus uma parceria. A Cati, administradora da página, aceitou o convite e não podia ficar mais contente, pois seria algo novo para presentear e dar a conhecer aos seguidores. Correu tudo muito bem e a Cati é super profissional no que faz, além de ser uma pessoa bastante simpática e responsável.
Para quem ainda não conhece a Puffs Mágicos, este post servirá para vos dar uma breve noção do que podem encontrar nela. Expus algumas fotos de puffs com e sem personalização, caso queiram com a gravação do nome têm essa possibilidade sem qualquer custo adicional. Há puffs tanto para adultos, como para bebés e crianças.
Descrição da página: "A Puffs Mágicos tem como objetivo criar puffs personalizados.
Por não haver pessoas iguais nós adotamos o conceito de personificar puffs de forma a nos t…

Em modo de Desabafo...

Hoje escrevo em modo de desabafo, sei que não tenho dado a devida atenção ao Blog, tenho me centrado mais em lançar passatempos, pois há pessoas que felizmente me vêm pedir parceria e eu agradeço a confiança que depositam. Mas tenho consciência que o tema do Blog não se centra exclusivamente em parcerias/passatempos, mas sim um pouco de tudo sobre a minha vida, opiniões, etc. Neste momento não tem sido fácil conciliar o Blog, com vida pessoal e trabalho, de qualquer forma vou tentando expor o que posso e o que de alguma forma possa contribuir para algo útil ao lerem os post's publicados. A inspiração também não tem ajudado, sinto que sou forçada a criar assuntos e isso não é bom sinal para quem tem um Blog e não sente que o que está a escrever, servirá para algo, parece que estamos a escrever apenas porque sim, apenas porque tem de ser para não deixar o "Blog às moscas".
A nível de saúde também tenho tido alguns problemas, inclusive um deles é que ando com uma dor inte…