Produtos Naturais

Este post é para vos falar sobre produtos naturais que cá em casa usamos. Isto porque a minha médica de familia tem por hábito receitar produtos de ervanárias, tudo à base natural, do que propriamente a medicação habitual que os médicos nos recomendam. Por um lado acho bem, pois é sempre muito melhor que produtos que trazem quimicos e outros componentes que por norma cura uma coisa e destroi outra, sim porque algumas medicações que tomamos às vezes vão curar algo, mas também podem ter efeitos secundários e causar outros problemas. Por isso nada melhor que produtos 100% naturais e já os antigos diziam que eram os melhores remédios.

Aqui em casa já vamos no 5º produto natural. 2 usados pela minha mãe devido a insónias e os outros por mim que já vos digo quais e para que efeito foram usados e ainda estou actualmente a usar.

Estes dois produtos chamam-se óleo essencial de Lavanda (Alfazema) Hybrida e óleo essencial de Alecrim Cincol.
Estes dois amigos têm ajudado a minha mãe a dormir melhor, bem como a adormecer em poucos minutos, pois a sua inalação é como se fosse algo relaxante. Estes produtos podem ser utilizados de várias maneiras, seja por inalação de cheiro, em massagens aromáticas, em banhos aromáticos, etc.
Foi-lhe recomendado fazer 9 inalações 8x dia de cada um, mas ela só costuma fazer à noite antes de dormir. Durante o dia é bom para andar relaxado, em vez de tomarmos o chamado Xanax, entre outros. Mas há um outro produto que me foi receitado para a ansiedade, pois como sofro de uma fobia ela mandou comprar um para fazer a dita inalação do cheiro e assim que ele chegar, que será esta semana que vem, depois mostro-vos qual é. Mas as inalações têm de ser profundas e calmas, quando fazem a inspiração, param uns segundos e finalmente expiram. Não é apenas cheirar e já está :)

Este produto chama-se óleo da árvore do chá, que usei porque andava com sintomas de uma infecção urinária e como não passou com creme vaginal Gino Canesten, então a médica aconselhou-me a colocar 3 a 4 gotas deste produto na cueca, duas vezes ao dia. Usá-lo apenas 3 ou 4 dias, se não resultar convém consultar um médico. Comigo bastou uma semana (4 a 5 dias) e acabou por passar a comichão que tinha e as vontades constantes de urinar. Aviso que o produto é bastante activo a nível de cheiro, aconselho a quem usar, que o faça em casa :)

Este produto chama-se óleo vegetal biológico sésamo. Cuidado que há muitos óleos vegetais e alguns têm quimicos, portanto têm de reparar se é biológico. Este comprei-o na farmácia e também o podem encontrar em hipermercados, escusam obrigatoriamente ir à ervanária como os que falei anteriormente.
Este foi-me receitado para passar em certas zonas do corpo, do peito ao ventre e nos rins, duas vezes ao dia. Mas podem usá-lo em mais zonas, tais como rosto e cabelo.

As propriedades dele são estas... "Rico em ácidos gordos insaturados (ómega 6 e 9), o óleo vegetal de sésamo é nutritivo e com propriedades anti-idade. É rapidamente absorvido pela pele, e é indicado para regenerar, suavizar e proteger a epiderme. Rico em vitamina E ajuda a combater a dor e o envelhecimento da pele."

Sinceramente não sei bem porque razão a médica mo receitou, mas como tenho este problema de fobia, o meu sistema nervoso afecta alguns orgãos, por exemplo o fígado, então certamente será para equilibrar todo o funcionamento do corpo e também protegê-lo. Não tem grande cheiro e podem usá-lo no dia-a-dia, contudo nem sempre absorve bem e pode manchar um pouco a roupa, por isso só o utilizo quando estou em casa. Por exemplo quando vamos dormir é a melhor hora para colocar :)

Todos estes produtos rondam os 8€ a 12€. Mas depende de onde compram, pode sempre variar alguns euritos. Espero ter ajudado em algo e assim que receber o outro produto para a ansiedade, depois coloco um novo post sobre ele :) Já que hoje em dia a ansiedade faz parte dos nossos dias.

Comentários

  1. Acho que os produtos naturais são uma excelente opção mesmo..eu por acaso sofro bastante de insónias acho que vou experimentar os produtos de que falas e que têm ajudado a tua mãe.
    Os meus pais foram recentemente à Alemanha visitar a família e vieram com um frasquinho do género desses com um cheiro bastante intenso e agradável que massajando as têmporas é super eficaz para a dor de cabeça :) *

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei nada disso, mas gostei de ler e ficar a saber mais sobre o assunto....não gosto mt de tomar medicação exactamente pelos mesmos motivos que tu...todos tem q ter receita médica? beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não precisas de ter receita médica até porque isto não é comparticipado nem costuma haver em farmácias, por norma são ervanárias que têm, só tens de levar o nome do produto e comprar ou encomendar :)

      Eliminar
  3. oh que giro!! eu comprei uma vez numa feira medieval um chá naquelas bancas de chás e especiarias e que era para me ajudar a dormir...aquilo sabia a terra que fartava mas ajudou a acalmar para poder ter uma bela noite de sono ^^

    ResponderEliminar
  4. Boas escolhas! ^^
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia...
    a minha médica de familia não é nada assim :O

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha