A Ansiedade e Eu!

Eu e a ansiedade somos como amigas e inimigas ao mesmo tempo, explicando detalhadamente, a ansiedade anda quase o tempo todo comigo o que permite detestá-la imenso, mas que tenho de saber viver com ela. Todos nós sofremos deste mal, uns mais que outros, mas acho que ninguém gosta de ser ansioso, de estar num estado receoso e com o nosso coração a bombear a mil.
Eu sou um dos casos que sofre de ansiedade exacerbada, o que não é nada agradável no meu dia a dia e sofro mais nas mudanças de estação ou em pleno inverno. Dizem os cientistas que o tempo influencia muito em casos mais sensíveis à ansiedade e concluem que o sol é o nosso melhor amigo para combater esses estados mais depressivos ou nervosos. Como li algures por aí "o sol desencadeia uma série de reações químicas que nos deixam com mais disposição, à noite o processo se inverte e o corpo começa a relaxar", portanto quando os dias são mais chuvosos, nublados e friorentos, por vezes o efeito em nós é o mesmo, ou seja, deixa-nos mais sensíveis, mais chorosos, com a mente mais nublada sem raciocinar direito, o que traz demasiada ansiedade. Deixamos muitas vezes os medos apoderarem-se e a mente por mais que tente ver o racional, é quase impossível e o estado emocional acaba por ganhar força e sensibilizar o corpo dessa mesma pessoa.

Dizem que... "O sol estimula a liberação de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar" e verdade seja dita, eu comprovo que a melhor estação para mim é a Primavera, não apenas pelo facto de haver mais dias solarengos, mas sim porque tudo floresce, renasce, os pássaros cantam e parece que uma "nova vida" está a surgir. O Verão para mim é bastante libertador, não sou fã de dias com muito calor, mas sem duvida que sinto-me muito mais solta e bem disposta que no outono/inverno. Nestas estações mais frias, que igualmente adoro o encanto delas, mas noto que o meu sistema nervoso é mais sensível e vulnerável nesses dias que considero um pouco melancólicos. 

Talvez pelo facto de ser uma pessoa ansiosa, faz com que ressinta um pouco mais estas situações. Há uns bons anos atrás não tinha essa noção, mas agora (depois de adulta) parece que o bichinho nervoso gosta de acordar e atormentar quando menos espero.

Vocês também são assim?
Sofrem de ansiedade regularmente ou só em algumas situações? :)

Comentários

  1. Eu sofro sempre de ansiedade e sou medicada porque tem mesmo que ser tomo ansiolíticos e antidepressivos e muitas vezes sofro por antecipação as coisas ainda não aconteceram mas eu já estou a sofrer ansiosa com medo do que vai vir e tenho sempre razão para andar ansiosa e atrapalhada mas tudo tem a sua razão de ser pois por experiencia tenho que ter os meus cuidados porque já sofri um enfarte sou doente cardíaca com fibrilhação auricular crónica e todo o cuidado é pouco pode ser muito perigoso estar sempre ansiosa mas a medicação ajuda a acalmar um pouco porque não aguentava viver sempre com o coração nas mãos como se costuma dizer mas é a vida em certos momentos temos razão para estarmos ansiosos mas não é nada bom se for em demasia !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha