Porquê estes Mistérios?

No post anterior referi os sonhos que temos enquanto dormimos e realmente nunca conseguimos chegar a um consenso em relação a isso, porque eles aparecem, seja por causa dos nossos desejos, ansiedades, da nossa imaginação tão fértil, seja do que for eles percorrem a nossa vida. Referi os sonhos, mas há quem tenha pesadelos e esses costumam ser bem piores e bem desgastantes. Há quem acorde sobressaltado, assustado e com suores de uma aflita respiração. E ainda pior que este, temos o sonambulismo. Como é possível uma pessoa supostamente a dormir, levanta-se e exerce-se funções como se tivesse acordado?
São mistérios que dão que pensar. Sei poucos casos de sonambulismo, mas que existem e bem perigosos isso existem. Tive uma ex-colega de trabalho que sofrera de uma depressão, trabalhava longe de casa e sozinha e sentia muita pressão no trabalho, o que a levou ao triste estado de depressão, mas o pior disto tudo é que começou a ter sonambulismo. E só veio a verificar este facto, quando de manhã cedo se deparava com a lida domestica feita, louça lavada, roupa passada a ferro, enfim tarefas que ela se apercebia que não tinha feito no dia anterior, mas que de manhã elas estavam prontinhas e bem feitas. Claro que começou a ficar assustada e achar-se maluquinha com tais visões. Quando numa noite ela resolveu colocar uma câmara a filmar na casa (boa ideia a dela) e foi então que descobriu que ela se levantava de noite sonâmbula e fazia as lidas domesticas como se estivesse completamente acordada. Ela ficou aterrorizada com o que se estava a acontecer com ela e recorreu a ajuda profissional. Foi então diagnosticada a depressão, onde teve de começar a tomar medicação e por precaução ficou uns dias internada, devido ao seu estado depressivo. Quando ela me contou até me custou a acreditar como era possível tal coisa e a sorte dela é que nunca se aleijou ou saiu magoada, porque se tal acontecesse seria sem duvida muito grave. Ela diz que depois de fazer o tratamento nunca mais teve sintomas de sonambulismo e como largou o emprego e tentou arranjar mais perto de casa, foi menos preocupante para ela, assim poderia ter alguém por perto se acontecesse algo.
Também já ouvi casos em que a pessoa sai de casa, pega no carro e conduz sonâmbula, muitas das vezes acordam perdidas, sem saber onde estão ao certo, mas por norma elas são conduzidas pela rotina, por caminhos que conhecem, por actividades que fazem diariamente. Houve outro dos casos que ouvi na Tv que a pessoa em questão sempre que se levantava colocava a vida dela em perigo (como todas as outras claro que são sonâmbulas), mas esta atirava-se da janela por exemplo. Ela vivia com marido e filho, eles trancavam a casa toda e mesmo assim ela arranjava maneira de procurar as chaves ou partir os vidros e sair, chegaram mesmo a amarrá-la à cama com algemas para evitar que ela se ferisse mais, mas mesmo assim ela chegava a sangrar dos pés tal era a força para se soltar. Estes casos deixaram-me sem palavras e estupefacta com tais historias e a questão fica de novo no ar, porque razão o nosso corpo reage destas formas...porque sonhamos? Porque temos pesadelos? Porque somos sonâmbulos? Com cada mistério que esta vida tem que nos deixa um pouco receosos.

Comentários

  1. Como já tinha comentado no teu post anterior não tenho explicação para o facto de sonharmos,não sei sequer porque temos pesadelos mas o que é certo é que não gosto de os ter.Já me aconteceu acordar sobressaltada,assustada e não é agradável de todo:Quando era miúda também tive uns episódios de sonambulismo mas as nada de grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivemos numa vida CHEIA de misterioooss buuhhh :p

      Beijinho e ainda bem que esses casos que tiveste de sonambulismo não foram graves :)

      Eliminar
    2. Pois e esses mistérios as vezes deixam nos com a cabeça a roda só para os conseguir perceber.
      Ir até a porta de casa e voltar sem dar conta não foi mesmo grave e ainda bem que nunca mais se repetiu,mas mais recentemente já cheguei a levantar-me da cama sobressaltada e ficar a perguntar-me porque raio estou em pé,são coisas que acontecem mas que gostava de saber o porquê.

      Eliminar
    3. Pois realmente =/ e chega até a ser preocupante.

      Eliminar
  2. Essa situação parece ser muito desgastante para quem a vive e pode ser mesmo grave!
    Mas deve haver alguma explicação para que essas coisas aconteçam com algumas pessoas enquanto elas dormem...
    Eu, honestamente, não sei explicar!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Como o sonambulismo está ligado aos sonhos, contento-me com a explicação que li algures. Quando estamos a dormir existe algo no nosso cérebro que inibe os movimentos, permitindo que sonhemos de forma segura. Em alguns casos e por diversas razões, esse mecanismo que inibe os nossos movimentos deixa de funcionar tão bem, levando ao sonambulismo e afins.

    Já os sonhos, especialmente porquê "este" e não "aquele", dão muito mais em que pensar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulo :) Sempre com a explicação na ponta da língua :p

      Aliás estes assuntos dão de que pensar e muito mesmo.

      Beijinho*

      Eliminar
  4. Olha, o meu irmão quando era mais novo, vestia-se para ir para a escola. O meu pai várias vezes teve de o ir buscar à rua e tivemos de por uma grade na porta da rua para que ele não saísse...o mais engraçado é que ele detestava a escola.
    Agora está melhor mas foi uma fase assustadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo =/
      Viveste algo semelhante então, não sendo a protagonista mas a que assistia momentos desses. Mas como foi passando? Apenas uma fase?

      Eliminar
    2. Ele ainda foi ao médico para conseguir dormir melhor mas acabou por passar naturalmente. Já há muitos anos que não tem crises destas mas fala de noite às vezes.

      Eliminar
    3. Ainda bem então, normalmente dizem que são fases. E depois do nada tudo passa. Sem explicação.

      Eliminar
    4. É engraçado a maneira como o nosso cérebro funciona...

      Eliminar
  5. É realmente perigoso o sonambulismo e por mais que queiras saber o porquê disso, penso que nunca vamos ter uma resposta concreta para tal. É mesmo nosso inconsciente a trabalhar e nesses casos chega mesmo a ser assustador...

    Boa noite amiga :)

    ResponderEliminar
  6. A minha prima teve esse problema quando era mais nova, mas bem perigoso, certa noite a minha tia veio encontrá-la na varanda pronta a saltar. Mas essa tua amiga, vou ter que brincar, se eu fizesse a limpeza enquanto dormia não ía ao médico, era da maneira que ficava com o dia livre para fazer coisas bem mais interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, é com cada caso :s

      Sim, nisso a minha ex-colega até tinha sorte lol E ela até detestava fazer a lida de casa, se calhar era tal a preocupação de ver a desarrumação que se levantava de noite para arrumar LOl

      Eliminar
  7. o nosso estado psicológico interfere com tudo, mas tudo mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo mais precisamente o nosso sistema nervoso interfere e de que maneira, mas tens razão, é tudo psicológico, mas por vezes difícil de controlar.

      Eliminar
  8. o meu vizinho é sonanbolo mas não um caso tão extremo no dele só fala e quer fazer algumas coisas que lhe ficaram na cabeça durante o dia....bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu graças a Deus não tenho ninguém por perto que tenha esse tipo de reacções de sonambulismo. Porque de facto é mesmo perigoso.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha Experiência com o Tratamento Capilar Ecophane - Queda e Oleosidade

Verniz Gel Shawn da Purple Professional

Passatempo Aniversário da CaixaSandrinha